26 de set de 2012

SARNA EM CACHORRINHOS

 Ganhei esta filhotinha de Daschund ,o famoso salsicha  cofap.
Ela deve ter mais ou menos uns 45 dias ,porque já tem dentinhos e sabe se alimentar.Só  que é filhote de canil ,não que eu seja contra ou tenha algum preconceito ,mesmo porque eu tive canil por muitos anos ,registrado no kennel clube  e tudo.
O problema é que nos canis ,as vezes os funcionários tem muito serviço e não prestam a mesma atenção aos filhotes que a gente em casa tem o zelo ,de pegar um por um ,limpar ,e dar a atenção que os pequenos merecem e tanto precisam.
A pessoa chega ,limpa ,troca o jornal ,põe a ração ,e pronto !
Não verifica se todos comem bem, se estão dispostos e brincalhões.
Numa ninhada ,sempre tem o líder,aquele que é mais rápido ,o que come mais e também ,o mais fraquinho ,o mais medroso ,ou arredio,aquele que se deixa dominar pelos irmãos.
Resultado ,esses mais fraquinhos,acabam ficando com sua imunidade mais fraca,sensiveis, eles se contaminam mais com as bactérias oportunistas,sempre presentes em criações muito numerosas,como sarnas ,resfriados,pneumonias ,diarréias ,verminoses e tudo mais que possa acometer os filhotes,já sensiveis pela sua natureza de ser em crescimento,em formação ,e portanto ,sujeitos a doenças .
Ela foi doada por ter prognatismo ,o que desclassifica numa exposição da raça.Mas para ser criada como "pet" ou cão de companhia,em uma família que tudo que deseja é um grande amigo ,ela é perfeita !
Assim ,ganhei uma amiguinha bem na época do meu aniversário.
Chegou toda doentinha,com muita tosse ,febre ,seu corpinho estava bem quente quando  a retirei da caixinha em que veio dentro ,já senti que algo não estava bem com ela....mesmo assim ,fez uma festinha prá mim ,e eu adorei !
Achei-a muito lindinha ,engraçadinha,diferente,não conhecia essa pelagem ,não de perto,já vi em revistas.
ARLEQUIM...
Notei também sua pelagem com falhas, e ,olhando melhor ,notei pequenas bolhas e bolinhas no seu pelo ,com muitas falhas ,e muita coceira,que é  a SARNA.
E SARNA em filhotes assim tão pequenos,é dificil tratar ,porque nem tudo podemos passar nela ,nem dar para tomar.Existem muitos  medicamentos no mercado para tratar cães grandes,mas assim filhotes,quase recem-nascidos, recem desmamados,é perigoso ,pode fazer mal ,se a dose for alta.
Então ,comecei a banhar so com sabonete de enxofre ,mas pegamos uns dias frios e ela com tosse também ,não podia deixá-la molhada,senão conserta uma coisa e piora a outra.
Então ,tive que fazer com muito cuidado.Esquentava água ,passava o sabonete,até fazer espuma,soltava -a um pouco ,mas já em seguida a enxugava com uma toalha macia ,só para ela.Não podia deixar secar ao ar livre devido a tosse.
 Além  disso ,comecei a dar antibiótico,tanto para a sarna,que promove feridas que infeccionam,como também para a tosse que seria inicio de pneumonia.E um remédio via oral para a sarna ,porque é necessário tratar a SARNA de DENTRO PARA FORA também.
SABONETE ...TIURAN -passar 1 x /dia (por ela ser muito pequena ) Em cães maiores ,pode ser 2x ,1 de manhã e outra a tarde,desde que o tempo esteja quente para se molhar o cachorro.
Anti-sarna ...DUFULVIN -líquido ,1 ml na boca ,2x/dia,junto com a comida.
Antibiótico ...DUPRANCIL- líquido ,1 ml, na boca de 8 em 8hs. por 1 semana.


 Aqui a barriguinha dela toda cheia de pontos de coceira,infestada pelo ÁCARO da sarna.
 Toda sua pele ,infestada ,pescoço,orelhas ,cabeça, costas.
Mas,só o banho ,não basta ,é preciso ALIMENTAR SUPER BEM dar muuuita ração e de BOA QUALIDADE ,porque só assim ,ela vai conseguir ter forças para enfrentar a doença e se recuperar disso tudo que abala ,atrapalha seu desenvolvimento , seu crescimento.
É um tratamento demorado ,leva mais de um mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...